sábado, 27 de abril de 2013

Dica de preenchimento do IRS

Caros leitores,

hoje decidi partilhar uma questão que me tem sido colocada.

Um casal tem um filho maior de idade (mas com menos de 25 anos), e o filho teve rendimentos em 2012. Como neste caso em concreto, o montante dos rendimentos do filho é inferior ao limite estabelecido por lei para que seja obrigado a entregar sozinho a declaração de IRS, e tem idade inferior a 25 anos, podem optar por entregar em conjunto (pai, mão e filho, ou seja 2 sujeitos passivos e um dependente) caso lhes seja mais vantajoso.

Mas como fazer para inserir os rendimentos do dependente?

Normalmente, os rendimentos dos sujeitos passivos aparecem automaticamente. No entanto, neste caso os rendimentos do filho têm de ser colocados manualmente.

Ou seja, faz-se o processo normal em que colocamos o NIF dos sujeitos passivos e respectivas passwords. Não esquecer colocar o NIF do filho dependente no Rosto - NIF D1 - (Muito importante este passo!).

Continuar o preenchimento como de costume, e no Anexo A - Quadro 4, adiciona-se uma linha para os rendimentos do dependente, e coloca-se manualmente o NIF da entidade pagadora, o Código dos rendimentos (por exemplo, 401 - Trabalho dependente), e na coluna seguinte colocamos D1 (que é o que identifica o dependente, no nosso caso!). Continuamos a preencher com os valores da declaração da entidade patronal.

O restante preenchimento decorre como normal!

Espero que este post o possa ajudar e se surgir alguma dúvida contacte-me!


Sem comentários:

Enviar um comentário